ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


Os conceitos geométricos constituem parte importante da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental, por meio deles, o aluno desenvolve conhecimentos e habilidades que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive. A Geometria é um campo fértil para se trabalhar com situações-problema e é um domínio pelo qual os alunos costumam se interessar naturalmente. O trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula a criança a observar, a perceber semelhanças e diferenças, a identificar regularidades e vice-versa.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: bloco de conteúdos espaço e formas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em 10 ago. 2017.

 

Em relação ao que a BNCC propõe para a área de conhecimento da Matemática - no que diz respeito ao ensino de Geometria -, em relação ao documento PCN - Matemática, podemos considerar certo avanço, pois:

“Os conteúdos relativos à geometria clássica continuam presentes, mas há uma ênfase na geometria das transformações, desde as séries iniciais até as finais do Ensino Fundamental. Alguns conteúdos passam a ser tratados já nas séries iniciais (plano cartesiano, simetria e semelhança, por exemplo, entram a partir do 5 o ano). Além disso, a Base sugere o desenvolvimento de habilidades como “identificar movimentações de pessoas e objetos no espaço e suas representações no plano”, algo que não aparecia nos PCNs.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/33/compare-as-mudancas-dos-pcns-para-a-bncc-em-matematica. Acesso em 10/02/19).

 

Ao refletir sobre o argumento, acima apresentado, quanto a importância do estudo da Geometria no Ensino Fundamental, avalie as afirmativas a seguir:

I. As explorações de objetos do mundo físico, por estarem presentes no cotidiano das crianças, auxiliam no ensino aprendizagem de conceitos geométricos.

II. As atividades envolvendo obras de arte, pintura, esculturas, trabalhos manuais, além de possibilitarem o ensino aprendizagem de geometria, estabelecem conexões com outras áreas do conhecimento.

III. Os jogos e brincadeiras fazem parte do universo da criança. Dessa forma, podem ser utilizados como recursos metodológicos para compreensão de conceitos geométricos.

IV. A tarefa do professor ao ensinar geometria é ensinar apenas conteúdos, para desenvolver novas formas de aprender, determinando novas formas de olhar e estabelecendo a passividade nos alunos.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I, II, e IV.


I, II, e III.


II e III.


IV.


I.

Historicamente, o financiamento da escola pública no Brasil tem sido um direito conquistado com muitas lutas, especialmente para garantir o acesso e a permanência da classe trabalhadora nessa instituição. Desde que a educação era uma espécie de concessão do rei de Portugal aos jesuítas até a vinculação para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Médio (MDE), estabelecida pela Constituição Federal de 1988, a história do financiamento da educação se concentra no movimento por preservação, restabelecimento e aumento dos percentuais de vinculação.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pradime: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação. Brasília, 2006 (adaptado).

 

Tendo como referência a política de financiamento vigente no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Os percentuais mínimos, estabelecidos constitucionalmente, que os entes federativos devem vincular para serem aplicados na MDE são: 18% pelo governo federal, 25% por estados e Distrito Federal e 30% por municípios.

II. Os municípios devem atuar na Educação Infantil e, com prioridade, no Ensino Fundamental, podendo oferecer outros níveis apenas quando estiverem atendidas, na plenitude, as necessidades de sua área de competência.

III. A não aplicação pelo município do percentual mínimo obrigatória resultante da receita de impostos em MDE pode acarretar a intervenção do Estado, a rejeição das contas pelo Tribunal de Contas, a impossibilidade de aceleração de convênios com o estado e a União e a perda de assistência financeira tanto pelo Estado quanto pela União.

IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de natureza contábil, é constituído por 20% de recursos distribuídos aos estados e seus municípios, proporcionalmente ao número de escolas públicas existentes em cada um deles.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I, II e III.


III e IV.


I e IV.


II e III.


II, III e IV.

Uma das metas o Plano Nacional de Educação (PNE), é formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Pois o grande desafio das escolas é a aprendizagem dos alunos. À organização escolar cabe elevar a qualidade dessa aprendizagem. Diante disso, o docente deve atuar para atingir esse objetivo, o que exige, cada vez mais, formação de qualidade.

BRASIL. LEI N° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em: 12 de fev. 2019 (adaptado).

 

Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. As politicas educacionais de formação de educadores devem priorizar a formação docente inicial, visto que a formação continuada, complementar ao exercício profissional, é responsabilidade de cada professor.

II. Nos processos de formação docente devem ser desenvolvidos competências e habilidades relacionadas à organização e gestão escolar, além das que dizem respeito ao trabalho pedagogico e aos aspectos éticos e de relações interpessoais.

III. O preparo profissional docente requer apropiação e mobilização de conhecimentos que se relacionam com ensino dos conteúdos, avaliação da aprendizagem, gestão de sala de aula e valores e normas de convivência social e coletiva.

 

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


II, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


I, apenas.

A contribuição significativa da escola para a democratização da sociedade e para o exercício da democracia participativa fundamenta e exige a gestão democrática na escola. Nesse sentido, a forma de escolha dos dirigentes, a organização dos Conselhos Escolares e de toda a comunidade escolar para participar e fazer valer os seus direitos e deveres, democraticamente discutidos e definidos, é um exercício de democracia participativa. Assim a escola pública contribuirá efetivamente para afirmar os interesses coletivos e construir um Brasil como um país de todos, com igualdade, humanidade e justiça social.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017 (Adaptado)

 

Entre os princípios que devem nortear a educação escolar, estão:

I. apregoados na Constituição de 1988, art. 206; e na Lei n. 9.394/96 (inciso VIII do art. 3° da LDB)  a “gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino”;

II. apregoados na LDB, art. 17, que “os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira...” ;

III. apregoados na LDB, art. 14, que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, conforme os princípios: I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

IV. apregoados no Plano Nacional de Educação (PNE), Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2014, que estabelece objetivos e prioridades que devem orientar as políticas públicas de educação no período de dez anos, entre eles a democratização da gestão do ensino público.

 

Estão corretos apenas os itens:


I – II – III – IV.


II – III – IV.


I – II – III.


I – III.


I – II – IV.

(Questão adaptada com tira da prova do Enade – Licenciatura em Letras Português/2017).

Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2017/31_LET_POR_LICENCIATURA_BAIXA.pdf Acesso em: 15 fev. 2019.

Para explicar a Susanita porque criança não entende adulto, Mafalda faz uma comparação utilizando-se de uma referência espacial “Quando você entra no cinema...”, no entanto a compreensão está atrelada a alguns elementos linguísticos que corroboram para produzir o efeito de sentido pretendido pelo texto.

 

Marque a alternativa, cujos elementos linguísticos são responsáveis para a compreensão da dificuldade de entendimento na relação da criança com o adulto, conforme Mafalda explica a Susanita:


Os pronomes pessoais: eles –  referência aos adultos; nós (a gente) – referência às crianças.


Os verbos: no passado para adultos (tinham começado); no presente para as crianças (entra, entende, chegamos).


Os substantivos: adulto( substantivo comum) – para adulto mesmo ; Susanita (substantivo Próprio) – para criança.


Os verbos: gerúndio para adulto (dizendo, fazendo); presente para as crianças (entende).


Os substantivos: cinema (substantivo concreto ) – para criança; filme (substantivo abstrato)  – para adulto.

(ENADE / 2014 – com adaptações)

O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como temas transversais as questões de ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual.

Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para o seu debate.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1997 (adaptado).

 

O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:

I- a consciência de que o exercício da cidadania ocorre nos limites da condição socioeconômica de pessoas e grupos.

II- o pensamento de que a democracia e a participação democrática encontram-se reduzidas ao direito do voto.

III- a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.

IV- a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I e II.


II e IV.


II.


III e IV.


I e III.

(ENADE / 2014 – com adaptações)

O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Esta atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a Natureza e entre si.

 

Tendo em vista o que se afirma no texto acima, julgue os itens a seguir.

I- As condições de humanização do homem se constituem na dimensão de sua individualidade, ou seja, fora das interações homem-homem, homem-natureza e homem-sociedade.

II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com outros homens, gera a constante mudança da sociedade.

III- A natureza humana é abstrata, ou seja, se constitui como substância (ou essência) que precede a existência como experiência concreta de ser e estar no mundo.

 

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


I e II, apenas.


III, somente.


II, somente.


I, somente.

Scussel (2010) discute as principais tendências que orientam a prática da educação especial: normalização, integração e inclusão. No que se refere ao princípio da integração avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

SCUSSEL, D. R. Educação escolar para todos. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010. (adaptado)

 

I – O princípio da integração advoga que os alunos com dificuldades ou com necessidades especiais, que se adaptam às classes regulares, sejam encaminhados para as escolas ou salas de aula regulares. Para àquelas crianças com necessidades especiais graves, que não se adaptam ao ensino regular, sejam encaminhados para as escolas ou salas especiais.

 

PORQUE

 

II – Esse princípio tem como prerrogativa atender a todos os alunos no ensino regular, independentemente de suas dificuldades, distúrbios ou deficiência.

 

A respeito dessas asserções, analise a opção correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa correta da I.

Leia o conceito de deficiência física.

“Art. 4º deficiência física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.”

 

BRASIL. Decreto nº. 3.298 de 20 novembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm. Acesso em 13 de agosto 2017.

 

A partir do excerto, em relação a função física de uma pessoa, analise as assertivas a seguir e considere V as verdadeiras e F as falsas.

( ) A função física de uma pessoa pode ser comprometida pela falta de algum membro ou pela falta de mais de um membro do corpo.

( ) A função física, pode ser comprometida se ocorrer má formação ou deformação dos membros que provoquem alterações e comprometimento musculares e esqueléticos.

( ) A função física de uma pessoa pode ser comprometida por disfunções de ordem neurológica que podem alterar as funções motoras.

( ) A função física de uma pessoa pode ser comprometida por disfunções de ordem emocionais que alteram especificamente as funções cognitivas

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


F – F – V – F.


V – V – V – F.


V – F – V – V.


V – F – F – V.


V– V – F – V.

Leia o conceito de deficiência física.

“Art. 4º deficiência física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.”

 

BRASIL. Decreto nº. 3.298 de 20 novembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm. Acesso em 13 de agosto 2017.

 

A partir do excerto, em relação a função física de uma pessoa, analise as assertivas a seguir e considere V as verdadeiras e F as falsas.

( ) A função física de uma pessoa pode ser comprometida pela falta de algum membro ou pela falta de mais de um membro do corpo.

( ) A função física, pode ser comprometida se ocorrer má formação ou deformação dos membros que provoquem alterações e comprometimento musculares e esqueléticos.

( ) A função física de uma pessoa pode ser comprometida por disfunções de ordem neurológica que podem alterar as funções motoras.

( ) A função física de uma pessoa pode ser comprometida por disfunções de ordem emocionais que alteram especificamente as funções cognitivas

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


F – F – V – F.


V – V – V – F.


V – F – V – V.


V – F – F – V.


V– V – F – V.

Páginas: 12345678910
11